O mundo encantado da literatura já faz parte da rotina dos nossos alunos do Maternal I, que adoram ouvir a morá Paula Andrea Aversa ler histórias cheias de personagens divertidos e manusear livremente os livros do ‘cantinho da leitura’ da sala.
Essa semana foi a vez de ouvir a história “O Baile da Coruja”, em que os bichinhos precisavam formar pares para participar de um evento muito especial. “Todos adoraram o livro e não faltaram ‘pitacos’ sobre o final da história”, contou a professora.
Morá Idenir Godinho, nossa coordenadora da Educação Infantil, explicou a importância de estimular esse contato com os livros desde os primeiros anos escolares: “Por meio das histórias as crianças desenvolvem habilidades como concentração, imaginação e criatividade, desenvolvem a linguagem, com aumento do vocabulário, o senso crítico, ao formarem e compartilharem opiniões, além de, aos poucos, experimentarem diferentes estilos de histórias e dessa forma descobrirem quais são os seus temas preferidos. Não é só uma questão de letramento. Quando proporcionamos oportunidades aos nossos alunos de vivenciar esse contato com a literatura de qualidade e adequada à faixa etária, estimulamos o desenvolvimento da oralidade e do senso crítico, formamos cidadãos íntegros”.
E por falar em cidadania, a turma está tão empolgada com o mundo das letras que toda hora vemos nossos pequenos leitores conferindo “o texto” das regras da turma, uma elaboração coletiva do que pode e do que não pode fazer em sala de aula.
Quem resiste a uma boa história na companhia dessa galerinha?
Aprender, vivenciar e transformar.
TTH Barilan, essa é a nossa escola!